Reabertura das Escolas em tempos de Pandemia

No final do mês de março deste ano, foram suspensas as aulas presenciais nas escolas do nosso país em virtude da pandemia do Coronavírus.

Diante da situação emergencial e inusitada, as escolas particulares principalmente, precisaram inovar, criando formas de transmissão de conteúdos pedagógicos e de ensino àdistância,para a manutençãodo vínculo com os alunos, de modo a não invalidar o ano letivo.

O trabalho, dedicação e a criatividade das equipes das escolas merecem ser ressaltados!

No mês de outubro foi autorizada a reabertura das escolas particulares na cidade. O retorno dos alunos às instituições de ensino particulares não está sendo obrigatório, permanecendo ainda a oferta de transmissão das atividades pedagógicas e de ensino à distância. Aos pais e responsáveis ficou transferida a responsabilidade da autorização para o retorno presencial dos alunos, estudantes menores de idade, cabendo às escolas a responsabilidade do cumprimento de protocolos rígidos de saúde e higiene estabelecidos pelos órgãos de saúde e vigilância sanitária, visando garantir condições de segurança, quando da presença e permanência das pessoas nesses estabelecimentos.

O momento atual ainda é de incerteza se inseguranças, pois segundo dados estatísticos e informativos, o mundo permanece no atravessamento da pandemia. De maneira gradativa, precisamos buscar e criar novas maneiras de conduzir o cotidiano, dentro das convicções de cada família e de cada um na sua particularidade, não esquecendo-nos do coletivo do qual somos parte integrante.

Que na avaliação de perdas e ganhos, tenhamos um novo olhar com amor, clareza, esperança e entusiasmo para prosseguir, de modo que ainda possa valer a pena avida que pulsa em cada um de nós.

Um convite á reflexão!

Miriam R. Pinto da Silva Psicóloga