Reflexões em tempos de pandemia

Continuamos no atravessamento da pandemia.
A expressão “vai passar” é uma das que mais dizemos e ouvimos. Torcemos diariamente por isso, para termos de volta a liberdade de ir e vir, de dar as mãos, poder cumprimentar e nos abraçar, esquecer o medo do contágio ou mesmo o medo de morrer, de perder um ente querido.
Vai passar, assim é o curso natural da vida. Que esse momento, porém, não passe para nós sem reflexão e mudanças.
Tantas feridas foram expostas, egoísmo e solidariedade, juntos e misturados.
Vimos um vírus nos mostrar o quanto somos frágeis, perenes, transitórios e finitos.
A pandemia possibilitando o encontro, reencontro e desencontro de famílias.
Pais e responsáveis tendo a oportunidade de perceber numa convivência mais próxima e diária, mesmo que imposta, o modo como estamos preparando nossas crianças e jovens para o mundo.
Tempo de refletir a importância fundamental da escola, no processo de formação, mas não substitutiva da transmissão da experiência e dos valores familiares.
Por outro lado, trouxe à tona a questão da violência doméstica em suas diferentes formas.
A pandemia levou escola particulares, professores, alunos, pais e responsáveis a aplicar ferramentas de ensino à distância em tempo recorde, descobrindo suas inúmeras possibilidades.
As “lives” recuperaram de certo modo um pouco as distâncias, trazendo também para dentro de casa a diversidade das manifestações culturais, proporcionando momentos de alegria, distração e divertimento.
No mundo trabalhista outro importante e significativo impacto, com consequências imprevisíveis nesse campo.
Muito interessante idosos aprendendo a mexer nas ferramentas digitais com certa dificuldade, porém, com vontade e afinco.
Em compensação o isolamento físico e social causando uma série de problemas, que vão do agravamento de questões crônicas de saúde às formas de negligência e abandono.
A pandemia mexeu com a saúde mental de muitos, porém, que o amor, a conversa, a afetividade substitua a necessidade de tanto medicalização na sociedade!
A pandemia vai passar, a vacina deve chegar, e para quem desejar mudar e quem sabe melhorar não faltará oportunidade.
Um convite à reflexão,

Miriam R. Pinto da Silva