A Importância da Escola de Educação Infantil em tempos de Pandemia

Chegamos ao final do primeiro semestre do ano letivo ainda no atravessamento de tempos de pandemia, sem previsão de volta às aulas presenciais nas escolas. Não estávamos preparados para vivência de algo tão difícil como o distanciamento social, o medo do adoecer e da morte.

Cada família, cada escola, teve e está tendo que reinventar modos possíveis de sobrevivência. Por motivos diversos e principalmente de ordem econômica, muitos pais e responsáveis tiveram a necessidade de negociar junto às escolas, adequação de valores para que muitos alunos continuem matriculados nas instituições de ensino, e essas possam continuar a oferecer proposta de trabalho lúdico e pedagógico, mesmo à distância, objetivando sobreviver à crise financeira instalada. Afinal de contas, as escolas particulares são compostas por profissionais que precisam continuar a receber seus proventos enquanto trabalhadores.

O que fazer e como fazer com as crianças, principalmente das escolas particulares de educação infantil, que em sua grande maioria passam a maior parte dos dias da semana aos cuidados dos profissionais das instituições educacionais, e que agora necessitam efetivamente ficar em casa com os pais e responsáveis, dividindo o mesmo espaço de convivência familiar, tarefas escolares e trabalho.

Por outro lado, as escolas precisam permanecer fazendo parte do universo dessas crianças, até porque, chegará o momento, que não sabemos precisar quando, que voltar à rotina e sair do isolamento social acontecerá, e é importante que as crianças saibam que ainda pertencem a um lugar de afeto que também as espera. Um dos aspectos fundamentais da educação infantil é a socialização para além do aprendizado pedagógico. As crianças precisam saber que o mundo fora de casa continua existindo e as relações de afeto estabelecidas com os amiguinhos, professores, auxiliares, e toda a equipe e espaço escolar, continuam a existir, e isso é de extrema importância para a estruturação emocional e psíquica.

Diante desse momento novo e surpreendente, as escolas precisam e precisarão se reinventar, e para isso necessitam muito da colaboração dos pais, responsáveis e da família. Que a proposta fundamental de pais, responsáveis, família e escola, seja a possibilidade de transmitir às crianças, através de vivências e do lúdico, valores importantes da vida, compartilhando junto a elas uma nova experiência de construção e transmissão de saber, mesmo à distância, porém, com a continuidade e proximidade dos vínculos afetivos anteriormente estabelecidos, refazendo assim projetos para um futuro possível no cotidiano de suas vidas.

Um convite à reflexão!
Miriam R. Pinto da Silva