fbpx
Como ensinar educação financeira às crianças
Educação financeira infantil

Muito vem se falando atualmente, da importância de gerenciar sua vida financeira, investir, e poupar pensando no futuro. Porém, para muitos adultos, é algo extremamente difícil conseguir fazer sobrar dinheiro no final do mês para poupar.

Você já parou para pensar que essa dificuldade poderia ter sido evitada se seus pais tivessem te ensinado a administrar o seu dinheiro desde pequeno? Pois é! Ensinar as crianças a cuidar do próprio dinheiro é um investimento para a vida toda dela.

Confira agora algumas dicas para ensinar educação financeira aos seus filhos e presenteie-os com um futuro melhor:

Comece cedo

Muitos pais têm receio de ensinar as crianças sobre dinheiro por serem muito novas, mas isso não deve ser um empecilho. Apesar da pouca idade, as crianças já conseguem entender a importância de administrar bem o dinheiro, e podem começar a poupar a partir dos 3 anos, o que traz muitos benefícios para seu desenvolvimento.

Cofre transparente

O cofre é um dos métodos mais tradicionais de guardar dinheiro e estimulam o hábito nos pequenos, principalmente quando são decorados ou em forma de personagens. Porém, as crianças são extremamente visuais, então apostar em um cofre transparente pode ajudar para que ela visualize o dinheiro aumentando, e queira poupar sempre mais.

Dê exemplos

Ensinar à criança que ela deve poupar até ter dinheiro suficiente para comprar o que quer, mas não seguir o exemplo, gastando sem planejamento, pode atrapalhar a lição. As crianças aprendem muito mais com exemplos do que com o que são ensinadas, e vão observar cada comportamento seu.

Separe um tempo para planejar as contas do mês e deixe que seus filhos participem, assim eles se tornarão adultos responsáveis e organizados.

Mostre o preço das coisas

Converse com seu filho para descobrir o que ele deseja comprar com o dinheiro poupado. Deixe claro a ele, o quanto custará o produto, quantas moedas precisará, quanto tempo ele deve poupar, e explique que caso ele resolva gastar o dinheiro antes do tempo, não conseguirá o que quer.

Ele precisa entender que, muitas vezes, é preciso fazer sacrifícios, ficando sem gastar o dinheiro para juntar e comprar algo melhor.

Explique o valor do dinheiro

Também é muito importante explicar de onde vem o dinheiro, que o papai e a mamãe precisaram trabalhar um mês todo para comprar a comida da casa, e dar a ele um dinheirinho para guardar. Assim a criança aprenderá que o dinheiro não é dado a ninguém, mas sim conquistado com esforço, e que ela só está recebendo dos pais para que aprenda a se organizar financeiramente.

Também é interessante começar a pagar comissões por tarefas realizadas, e descontar quando ela não foi cumprida. É uma outra forma de dizer que o dinheiro não vem de graça.

Use jogos educativos

Os jogos educativos também são muito úteis nessa missão. As crianças aprendem, principalmente com o estímulo lúdico, a imaginação, e estará recebendo as lições enquanto brinca e vê os exemplos na prática.

Existem vários jogos disponíveis para ensinar conceitos financeiros, como por exemplo, o banco imobiliário e jogo da vida. Eles ensinam sobre a importância do gerenciamento do dinheiro e de se planejar pensando no futuro.

Com foco e dedicação, é totalmente possível e muito importante criar um adulto organizado e responsável desde criança, afinal, eles são o futuro do País.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Prancheta 1 copiar 2Giramundo
AGENDE JÁ SUA VISITA, SERÁ UM PRAZER ACOLHER VOCÊ E SEU FILHO!
Nossa
Estrutura

CENTRAL DE ATENDIMENTO
(19) 2515-1020 | (19) 2515-1580
(19) 9 8124-8571

Atendimento: Segunda a Sexta-feira das 7h as 18h30

Horário de Visita: Segunda a Sexta-feira das 8h30 as 17h

secretaria@escolainfantilgiramundo.com.br

Endereço: Av. Dr. Jesuíno Marcondes Machado, 250
Nova Campinas


SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

Desenvolvido por Agência MPub.