Como desenvolver a inteligência emocional das crianças
inteligência emocional infantil

Em um cenário com tantos casos de ansiedade e outros problemas psicológicos entre os jovens, é importante saber como preparar nossos filhos para um mundo cada vez mais acelerado. A inteligência emocional é o que garante a capacidade de identificar e lidar com os próprios sentimentos, não permitindo que se descontrolem.

Essa é uma habilidade que pode ser desenvolvida desde pequeno, e podemos facilmente proporcionar seus benefícios às crianças. Confira agora algumas dicas para criar um ser humano com uma mente inabalável.

As atitudes são o que contam mais

Não é novidade que, nos primeiros anos de vida, as crianças imitam o comportamento dos pais. É observando e imitando que ela começa a construir sua própria personalidade e comportamento.

Por isso, é fundamental demonstrar controle emocional e assertividade ao tomar uma decisão na frente da criança. Sempre trate os outros com gentileza, ouça seu filho sempre que ele quiser lhe contar algo, e esteja presente, apoiando-o em momentos de dúvida.

Incentive a comunicação das emoções

O que define uma pessoa emocionalmente inteligente é a capacidade de falar sobre seus sentimentos, e não guardar tudo para si. Mostre à criança que ela sempre pode dizer o que está sentindo, que você a leva a sério, compreende, e que suas emoções são importantes.

Promova atividades expressivas

Algumas atividades, como por exemplo a dança, o teatro ou a música, são ótimas formas de promover a expressão saudável dos pequenos. Colocá-los desde cedo nessas atividades pode ajudar bastante.

Os esportes também funcionam muito bem para esse fim, solidificando as habilidades comunicativas dentro de um grupo. Porém, sempre deixe que a própria criança escolha as atividades de que mais gosta, valorize suas opiniões e decisões, e o resultado será muito melhor.

Trabalhe a reação às frustrações

Muitos pais têm o instinto natural de “lutar as batalhas” no lugar dos filhos, como por exemplo, gastar um dinheiro que não pode para dar algo que ele quer. Essas atitudes, apesar de pequenas, impedem que a criança aprenda a lidar com as frustações.

Só o fato de incentivar seu filho a participar de esportes e atividades em grupo, já auxilia nessa aprendizagem, afinal, seu time não irá ganhar sempre. Porém, também é possível desenvolver a habilidade em exercícios diários.

Quando ouvir um pedido por algo que você não pode dar no momento, converse com a criança, explique que no momento não é possível, ou que não é algo adequado para alguém daquela idade. As birras são muito comuns, mas nunca agrade após tomar sua decisão, com o tempo elas aprendem a lidar com o próprio sentimento.

Ajude-o a identificar as emoções

As atividades lúdicas podem ser ótimas aliadas para ensinar as crianças a entenderem melhor as emoções. Mostre a elas as expressões faciais de alegria, tristeza, medo, raiva, etc., através de historinhas atrativas.

Você também pode mostrar diferentes figuras com expressões e pedir para a criança identificar cada uma delas, assim ela pratica o que aprendeu.

Respeite seus sentimentos

Ainda mais importante que ensinar uma criança a identificar suas emoções, é saber respeitá-las, afinal, grande parte desse aprendizado virá do seu exemplo como pai ou mãe. Respeite cada sentimento do seu filho sem julgamentos, mostre a ele que não há nada de errado em chorar, que você entende que ele está triste ou com medo, e gostaria de ajudá-lo a melhorar.

Reforçando esse apoio diariamente, ele crescerá entendendo que não há porque evitar expressar suas emoções, que ele pode contar tudo aos pais, e será sempre compreendido.

Estimule a empatia

Sempre que presenciar uma situação onde alguém precise de ajuda, deixe que seu filho saiba como você se sente, mostre a ele a importância de se colocar no lugar do outro e ajudar. Deixe que ele participe desses momentos e incentive-o a fazer o mesmo quando estiver sozinho, assim ele desenvolverá uma das principais habilidades da inteligência emocional: a empatia.

Sabemos que você, como pai ou mãe, sempre quer o melhor para a pessoa mais importante de suas vidas. E não há nada melhor que prepará-los para enfrentar um mundo que, muitas vezes, não os tratarão com tanto carinho.

Gostaram das dicas? Então continuem acompanhando o nosso blog e encontre muitas outras como essas.